sexta-feira, 11 de julho de 2008

Desconstruir o velho para criar o novo



No primeiro ano de meu curso de arquitetura tive um professor que disse, talvez, as duas únicas coisas mais fundamentais de se saber pra quem deseja ser um arquiteto.

A primeira foi na área, digamos, técnica do modus operandi da arquitetura e consistia em um esquema da seqüência básica de um projeto. Algo extremamente simples, mas que não está escrito em nenhum livro e não consta da relação dos itens a serem ensinados, nem nas matérias específicas de projeto.

A segunda foi mais profunda e subjetiva, pelo menos pra mim, e "serve" pra tudo na vida, não só pra arquitetura. É o seguinte: todos nós, desde de o primeiro minuto de consciência, vamos criando um repertório, um arquivo, um gabarito, de formas, cores, espaços, sensações, etc etc e mais infinitos etecéteras. Assim, quando temos necessidade, vamos lá e pegamos no nosso acervo a informação que necessitamos. Até aí, nada de novo, certo? O lance é que fazemos isso também com nossos comportamentos, emoções, com nosso julgamento/avaliação, com as escolhas que fazemos durante a vida e, principalmente, com os modelos que adotamos e que achamos que serão a receita para sermos felizes ou simplesmente o que absorvemos como sendo o certo (o tal do "é assim que tem de ser").

Então, se no seu repertório inconsciente, o gabarito para um relacionamento é o modelo heteronormativo (o que acontece com 11 entre 10 seres humanos que vivem em sociedade) esse vai ser o modelo que você vai tentar reproduzir... mesmo que você seja... homossexual...! Eeeeeita!

É, somos como as abelhinhas que fazem suas casinhas com aquelas coisinhas hexagonais, não por que acham bonitinho, mas por que enxergam o mundo dessa forma.

Caaaalma irmãs, não vos desespereis... Não somos abelhinhas.

Meu professor (e eu também) guardou a melhor parte pro final: a grande sacada é que você pode e deve DESCONSTRUIIIIIIIR...!

O grande pulo do gato para um arquiteto, e todos somos os arquitetos de nossas vidas, é desconstruir o que temos como padrão e CRIAR!!

Novas estruturas, novos espaços que propiciem novas bases de relação, novas formas de ser e se relacionar.

Mesmo por que, como escreveu uma amiga, é "uma pena nós, homossexuais, não aproveitarmos essa nossa condição transgressora pra estabelecermos também novos conceitos sobre as relações, de forma a torná-las mais saudáveis e arejadas."

Imagem: projeto da arq. Zaha Hadid

2 comentários:

Marcia Paula disse...

Interessante sua arquitetura comportamental.Estimulante.

Marla Singer disse...

Este post me caiu como uma luva. Trata-se exatamente da idéia principal do meu atual blog, e em algo que eu acredito piamente: a auto destruição. Acho que você não sabe, mas no livro Aforismos, do Bruce Lee (que pra quem não sabe também era filósofo) tem uma frase que está no mesmo contexto do que você disse: "Temos mais fé no que imitamos do que no que criamos". Em sua filosofia ele diz que a verdade está na libertação do espírito e que essa só ocorrerá quando nos desprendermos de nossos preconceitos, noções, idéias e respostas condicionadas. "É preciso esvaziar o copo para poder enchê-lo novamente.". Ele fazia isso com arte marcial, seu professor o faz pela arquitetura e nós devemos fazê-lo pela vida.