terça-feira, 20 de maio de 2008
A Parada da Mídia
Não é uma beleza quando a gente encontra um texto que traduz exatamente o nosso pensamento sobre o que quer que seja?
O texto abaixo é um bom exemplo disso. Ele fecha uma idéia/impressão que eu tinha e ainda não tinha chegado a concluir.
Telejornalismo é inseguro para cobrir a temática gay, diz pesquisa
Redação Portal IMPRENSA
Enquanto a cidade de São Paulo se prepara para receber, no próximo dia 25, milhões de pessoas para a Parada do Orgulho Gay - com mobilização do comércio, da rede hoteleira, de agências de viagens e de empresas de entretenimento e lazer - a mídia impressa e eletrônica ainda é tímida na hora de dar espaço para a temática gay.
A constatação é do jornalista, historiador e professor Irineu Ramos, que, em sua dissertação de mestrado, analisa as reportagens que os telejornais das TVs abertas fizeram da Parada Gay de 2007, e que agora completam um ano.
"O jornalismo eletrônico deixa transparecer uma forte insegurança na hora de cobrir os eventos e os fatos gerados pelo acontecimento da Parada paulista. Tanto que é incapaz de relatar questões subjetivas do mundo homossexual", diz Ramos. Para o pesquisador, os telejornais tornam-se prisioneiros de temas-chavão e, com isso, produzem um gay que pouco tem a ver com a realidade.
Para explicar melhor a questão da identificação desses temas, o jornalista efetuou a clipagem (captura de imagens) de todas as reportagens das TVs abertas envolvendo a Parada de 2007, no período compreendido entre cinco dias antes da festa (a preparação) e dois dias após (o rescaldo). Nesse espaço de tempo, a Parada Gay foi notícia 48 vezes.
"Os telejornais praticamente ignoraram os aspectos relacionados à sub-cultura gay (o que daria subsídios e condições para uma discussão junto com a sociedade) e prenderam-se apenas em questões concretas, como o faturamento do comércio, a lotação dos hotéis e as ocorrências policiais envolvendo punks, roubos de celulares e assassinato de um turista francês, por exemplo", diz.
Ramos explica que ignorar toda a realidade humana de um segmento da sociedade - reduzindo este universo social a uma fonte de renda para o comércio - é estabelecer fronteiras que delimitam categorias sociais e culturais: "deixar de lado a diversidade que compõe o mundo homossexual é estabelecer regras de conduta e produzir mais desigualdade".
Uma das questões principais da reprodução da desigualdade está no fato de os telejornais não separarem sexo de gênero. "Isto é uma forma hegemônica de ver o mundo. A TV não consegue transmitir gêneros sociais sem estabelecer vínculo com o comportamento sexual", comenta. A falta dessa distinção faz com que o telespectador não consiga entender a diferença entre um e outro. Com isso, acaba reproduzindo conceitos preconceituosos.
Países como os Estados Unidos dispõem de entidades organizadas para reduzir o preconceito sexual na mídia. Em Los Angeles, por exemplo, a Gay and Lesbian Alliance Against Defamation (GLAAD), instituição especializada na atuação junto aos meios de comunicação contra a difamação sexual é chamada por diretores de programas de televisão de cinema para identificar se determinado projeto de filme ou entretenimento tem cunho preconceituoso.
Fonte: Portal Imprensa
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3 comentários:
Adorei as fotos do seu blog.
Principalmente do post Fato & Ficção, do dia 05/05.
Passarei aqui mais vezes. :)
engraçado pois eu estava discutindo justamente sobre esse mesmíssimo assunto antes de vir parar neste blog MUITO por acaso agora e ler esse texto.
existe um filósofo francês, chamado Guy Debord, que escreveu um livro chamado "A Sociedade do Espetáculo" em meados do século que diz o seguinte:
"As pessoas admiráveis em quem o sistema se personifica são conhecidos por aquilo que não são; tornaram-se grandes homens ao descer abaixo da realidade da vida INDIVIDUAL humana. Todos sabem disso" (p.41)
Ou seja, o que contesta o sistema, o que vai de encontro com a moral que rege este sistema, ele absorve. Ser gay vai de encontro com o sistema capitalista-conservador-religioso, e já que é assim, ele o utiliza como fonte de estatísticas monetárias e através de uma carnavalização do evento que deveria ser um ato de protesto contra esta mesma sociedade - hipócrita, alienada e espetaculista.
by the way, linkarei esse blog no meu, ok?
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